São Gonçalo do Rio Abaixo

Previsão do tempo

Você sabia? Novembro é o Mês mundial de combate ao câncer de próstata.
Imprimir Email

Institucional

Clima

por Assessoria de Comunicação

25/06/2008 08:15

O clima de uma região depende de vários fatores denominados "controles climáticos", sendo alguns de ordem estática e outros de natureza dinâmica.
A região Sudeste é a região brasileira que apresenta uma maior diversificação climática, sendo que, em termos de precipitação é a que, juntamente com a região Norte, apresenta os maiores índices pluviométricos anuais do Brasil.
Especificamente, a bacia do Alto Rio Doce, onde se localiza o rio Santa Bárbara, afluente do rio Piracicaba, tem um regime climático muito influenciado pelas precipitações, sendo essas regidas pelas condições geográficas da mesma.
Estando situada entre as latitudes 14º e 25º S, esta posição confere à região Sudeste uma forte radiação solar. Essa radiação solar, por sua vez, cria melhores condições à evaporação uma vez que esta é a principal fonte deste processo. Por outro lado, a posição da região Sudeste, aliada à sua grande urbanização, determina uma forte e constante concentração de núcleos de condensação (cristais de gelo das nuvens, íons e partículas em suspensão) nas camadas inferiores da estratosfera, contribuindo, assim, para o acréscimo de chuvas em seu território, sempre que essa região é atingida por frentes frias e outros fenômenos de ascendência dinâmica.


Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página