Prospera+
Publicado em 04/09/2025 08:21 - Atualizado em 08/10/2025 09:08
Na rota das riquezas brasileiras e da diversificação econômica
São Gonçalo do Rio Abaixo é um município altamente competitivo para a atração de novos negócios e se destaca nacionalmente pela robustez de sua economia. Em 2021, ocupou a segunda posição no ranking estadual de Produto Interno Bruto (PIB) per capita, com um valor de R$ 684,1 mil por habitante. No cenário nacional, alcançou o terceiro lugar, segundo dados do IBGE.
Com riquezas minerais abundantes em seu subsolo, sendo o minério de ferro a principal delas, o município tem na mineração a base da sua economia. A atividade tem impacto direto em mais de 70% orçamento municipal.
Em 2024, São Gonçalo do Rio Abaixo figurou entre as sete cidades brasileiras com maior arrecadação de Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM), somando R$ 268 milhões ao longo do ano, conforme dados do Portal da Transparência. Essa receita provém dos royalties da Mina Brucutu, um dos maiores complexos de extração e beneficiamento de minério de ferro do mundo, operado pela mineradora Vale desde 2006.
Neste contexto, a cidade se estruturou para além da mineração, tendo em vista a finitude da atividade, e passou por um momento de transformação da sua economia a partir da implantação do Prospera+, Programa de Diversificação Econômica, lançado em maio de 2024. O Prospera+ requalificou as diretrizes da política pública de diversificação econômica local, criando novas ferramentas de fomento.
por Comunicação Portal Fácil